Está aprovado o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano no concelho de Castro Daire para 2023, que o executivo liderado por Paulo Almeida frisa ser “o maior de sempre”.

O documento recebeu ‘luz verde’ por parte da Assembleia Municipal e tem um valor global que ultrapassa os 28 milhões de euros.

A autarquia adianta que é “suportado por um trabalho de procura de oportunidades de financiamento que possam suportar as opções de desenvolvimento e crescimento definidas para o Concelho”, contando ainda com o acesso a fundos comunitários, “através de candidaturas efetuadas pelo Município”, que garantem a possibilidade de avançar com um orçamento que a Câmara de Castro Daire classifica de “extremamente ambicioso” e que “representa um sinal de esperança no futuro do território castrense”.

Em 2023, apesar de alguns constrangimentos motivados pela conjuntura económica difícil, está previsto um conjunto de investimentos que visam aumentar a qualidade de vida dos castrenses e preparar o futuro de uma forma sustentável, com o executivo a destacar os que serão feitos em áreas como a Educação, a Saúde, a Transição Energética, o Turismo e as Vias de Comunicação.

Está ainda previsto apostar nas requalificações da Escola Secundária, da Escola Básica de Castro Daire, do Centro de Saúde, da Avenida 25 de abril e a substituição da Iluminação Pública de todo o concelho para Led. Tudo somado, são mais de 10 milhões de euros, em projetos que contarão com o apoio de verbas do Portugal 2020 e do PRR.

No próximo ano, ao nível da fiscalidade municipal, a Câmara de Castro Daire garante que vai manter os apoios às famílias e às empresas do concelho, com a isenção da aplicação de derrama, a aplicação das taxas mínimas e a redução de acordo com o agregado familiar em termos de IMI, bem como todos os benefícios fiscais criados ao abrigo do Código Fiscal de Apoio ao Investimento.

Em termos de IRS, a Câmara Municipal, neste Orçamento para 2023, abdica, ainda, de 2 pontos percentuais da  receita municipal de IRS que assim reverte para as famílias.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm