Ana Marta Ferreira

A importância de fazer as escolhas certas para uma melhor gestão da esclerose múltipla é mote de uma campanha de sensibilização que conta com apoio de figura pública

Todos os dias temos que fazer escolhas e tomar decisões. Às vezes mais fáceis, outras mais difíceis. Mas todas elas desencadeiam uma consequência – com maior e menor impacto. São estas escolhas, mas sobretudo as ‘escolhas certas’, que servem de mote para uma campanha da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e da Merck, lançada a propósito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 30 de maio. Protagonizada pela atriz Ana Marta Ferreira, chama a atenção para as escolhas que, no caso das pessoas com esclerose múltipla, podem mesmo mudar o rumo das suas vidas: como a escolha de procurar ajuda ou a escolha de uma vida com qualidade.

Através de vídeos, partilhados nas redes sociais, Ana Marta Ferreira mostra como escolhas por vezes aparentemente simples podem mudar o rumo de uma vida. E isso pode acontecer durante a prática de surf, com a escolha da onda perfeita, no momento certo; com a escolha de uma carreira profissional ou, no caso da esclerose múltipla, com a escolha de procurar ajuda e de gerir, da melhor forma, a doença.

“A vida é feita de momentos e de escolhas. É importante que, na presença dos sintomas, as pessoas com esclerose múltipla não deixem de escolher procurar um médico e, quando diagnosticadas, que escolham o melhor caminho para si. Porque, ainda que não exista cura para a esclerose múltipla, através da escolha certa é possível assegurar uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, refere Lurdes Silva, coordenadora da ANEM.

Por sua vez, e no âmbito desta campanha, Vítor Rodrigues, Vice-Presidente da TEM, quer destacar a palavra ‘persistir’. “A única pessoa que pode escolher e determinar se é capaz ou não de algo, é ela mesmo. E o doente com a Esclerose Múltipla sabe que é capaz! Só tem fazer a escolha, de acreditar e persistir!”

Margarida Piçarra Navalhinhas, Vice-Presidente da SPEM, acrescenta ainda: “Não precisa fazer sozinha esta escolha, pode procurar a companhia, experiência, e apoio dos seus pares. A SPEM e as outras associações de doentes estão consigo: fale connosco, façamos este caminho juntos! Juntos somos mais fortes.”

(Comunicação – Guess What)