Imagem: CIM Viseu Dão Lafões

Cerca de 2.000 passageiros recorreram no último mês e meio ao ‘Ir e Vir’, o serviço de transporte a pedido promovido pela CIM Viseu Dão-Lafões, que vê refletidos nestes números o sucesso do projeto.

O serviço possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros”.

A primeira fase do “Ir e vir” foi lançada em outubro de 2021, com o Serviço Municipal, que ligou todas as localidades sem acesso a transporte público, ou que o tinham apenas em alguns horários, e a segunda fase arrancou a 18 de julho, com duas novas modalidades de transporte.

Foi lançado o Serviço Intermunicipal, com ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, e o Serviço de Comboio, que liga todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta.

Desde julho que esta proposta de mobilidade passou a estar disponível nos municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Viseu, alargando a lista inicial de concelhos, que já contava com Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela.

É assim assegurada uma cobertura de 85% do total da área dos 14 municípios que integram a comunidade.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm