O Académico de Viseu foi hoje goleado no Fontelo pela Oliveirense (1-4) e complicou, seriamente, as conts pela subida de divisão.
Em jogo da 29.ª jornada da II Liga de futebol, e apenas dois dias depois da surpreendente, e conturbada saída de Jorge Costa do comando técnico dos viseenses, aconteceu uma derrota que não estava nas expetativas dos adeptos academistas, muito menos pelo números finais.
Numa primeira parte dominada de fio a pavio pelos forasteiros, que chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, com golos de Jaiminho, aos 15 minutos, de Serginho (22) e de Jonata Basto (33), só aos 40 minutos André Clóvis ficou perto de reduzir a diferença, ao rematar forte, e rasteiro, mas Ricardo Ribeiro respondeu da melhor maneira.
Na retina de quantos estiveram esta manhã no Fontelo, ficou o trabalho de Serginho no segundo golo, ao passar em drible por vários adversários para, já na área, ‘fuzilar’ Domen Gril.
O mesmo Serginho que no terceiro golo aproveitou um mau corte de Nduwarugira para assistir Jona Basto que ao segundo poste, sem marcação, bateu o guarda-redes esloveno do Académico.
No segundo tempo, Pedro Bessa mexeu na equipa, com as entradas de Massimo e Rodrigo Pereira, mas a equipa continuou trapalhona, e a conceder mais espaço, que a Oliveirense aproveitou aos 57 minutos, com Jaiminho a aparecer sem marcação na área e a rematar colocado fora do alcance de Gril.
Aos 72, numa incursão pela esquerda, Rodrigo Pereira cruzou e a bola sobrou na área para Massimo que rematou para o fundo da baliza.
Aos 90, a estreia na temporada de Kazu Miura, o veteraníssimo jogador de 56 anos que teve a oportunidade de jogar os minutos finais da partida.
Com a derrota, e após a 29.ª jornada, os viseenses ocupam o quarto lugar, mantendo os terceiro lugar, com 49 pontos, enquanto a Oliveirense subiu, à condição, ao 9.º lugar, com 37 pontos.
Jogo disputado no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Académico de Viseu – Oliveirense, 1–4.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores:
0–1, Jaiminho, 15 minutos.
0-2, Serginho, 22.
0-3, Jonata Bastos, 33.
0-4, Jaiminho, 57.
1-4, Massimo, 72.
Equipas:
– Académico de Viseu: Gril, Bandeira (Massimo, 46), André Almeida, Arthur Chaves, Milioransa (Tiago Mesquita, 85), Paná, Nduwarugira (Rodrigo Pereira, 46), Toro (Welch, 84), Famana Quizera, Ott (Yuri Araújo, 84) e André Clóvis.
(Suplentes: Mbyae, Ícaro, Yuri Araújo, Ramirez, Rodrigo Pereira, Currás, Tiago Mesquita, Massimo e Welch).
Treinador: Pedro Bessa.
– Oliveirense: Ricardo Ribeiro, Maga, Volnei, Raniel (Pimenta, 66), Rodrigo Borges, Filipe Alves (Nuno Valente, 75), Serginho, Jaiminho, Duarte (Michel, 66), Serginho Andrade (Zé Leite, 66) e Jonata Bastos (Kazu Miura, 90).
(Suplentes: Nuno Silva, Pimenta, Graça, Kazu Miura, Michel, Pedro Marques, Zé Leite, Nuno Valente e Jonata Bastos).
Treinador: Fábio Pereira.
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Quizera (39) (65), Maga (45+2), Arthur Chaves (61), Duarte (64), Nuno Vlente (67), Milioransa (78). Cartão vermelho para Pedro Marques (38), Ícaro (38) e por acumulação de amarelos Famana Quizera (65).
Assistência: 1949 espetadores.