Portugal continental está em seca, situação que se agravou no mês de maio, com 35% do território em seca severa ou extrema, mas Viseu foi um dos distritos onde a água no solo aumento, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O boletim climático do IPMA, referente ao mês de maio, aponta para um aumento da área em seca, com todo o território em situação de seca meteorológica, mas houve exceções, com um aumento da percentagem de água no solo na região Norte e parte do Centro, em especial nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, devido à situação de instabilidade que ocorreu entre os dias 26 e 31 de maio, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.
O IPMA destaca o aumento da classe de seca moderada na região Norte e Centro, e a diminuição da classe de seca extrema e aumento da classe de seca severa.
O documento refere que em maio, 25,3% do território estava em seca fraca, 39,4 % em seca moderada, 26,3 % em seca severa e 8,9 % em seca extrema.
Ainda segundo o IPMA, em maio choveu apenas metade do que é habitual nesta época do ano.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.