O festival ZigurFest chega mais cedo este ano à cidade de Lamego, já em agenda para os dias 27, 28 e 29 de julho, cerca de um mês mais cedo que a edição do ano passado.
É a 12.ª edição deste festival que promete animar vários espaços da cidade, com um “pequeno laboratório de criação, pensamento, debate e práticas artísticas”, adianta a organização.
O Zigurfest vai passar pelo Teatro Ribeiro Conceição, Rua da Olaria, Museu de Lamego, pelo Parque Biológico e pela Casa do Artista, no Bairro do Castelo.
Com entrada gratuita, tem o apoio do município e do Museu de Lamego e no cartaz tem nomes como Amuleto Apotropaico, Máquina, Hetta e Gesso, ainda as criações de Puçanga e Ana Silva, as artistas residentes deste ano, que “vão trabalhar com a população local para esbater e reorganizar fronteiras entre tradição e modernidade”, avançou a organização durante a apresentação do evento.
Bruno Senra, cozinheiro convidado do ZigurFest, dará um ‘workshop’ de culinária regional tendo a sustentabilidade e o combate ao desperdício como mote.
Há ainda a proposta para conhecer os ambientes sonoros criados por Inês Castanheira, e o projeto de inclusão de Bernardo Álvares que irá trabalhar com os utentes da associação de apoio às pessoas com deficiência Portas P’ra Vida.
O ZigurFest contará ainda com um passeio pelo parque biológico de Lamego, acompanhado pelo ‘beatmaker’ Cálculo que, juntamente com os participantes, irá depois produzir um tema numa sessão única.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.