Foto: Pressfoto

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), está a usar uma técnica inovadora para o tratamento de hérnias discais lombares, ou estenoses da coluna lombar, considerada como apenas ligeiramente invasiva.

É usada uma cirurgia endoscópica lombar, com uma incisão com menos de um centímetro, feita através de um tubo de endoscópio que permite o tratamento dessas doenças sem necessidade de usar técnicas mais invasivas.

Segundo os responsáveis pelo Hospital de Viseu, esta nova técnica, com anestesia local e sedação, provoca menos dor ao doente, e permite uma recuperação mais rápida e com menos tempo de internamento.

Após o procedimento médico, são necessárias apenas três horas de recobro após as quais o doente regressa a casa, mas com acompanhamento médico telefónico até 48 horas após a intervenção.

A expetativa é que esta nova técnica no Serviço de Neurocirurgia permita aumentar a capacidade de resposta à lista de espera cirúrgica, e o retorno rápido dos utentes casa, além de uma maior recuperação funcional e possibilidade de um mais rápido regresso ao trabalho, se for o caso, com os ganhos sociais e económicos daí inerentes.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu