A Feira de São Mateus é oficialmente um ‘Evento Sustentável’, sendo a primeira feira, a nível nacional, a obter este certificado, informou a Viseu Marca, entidade que organiza o evento.
Atribuído pela Biosphere, a feira franca de Viseu vê reconhecida a sustentabilidade do certame ao nível social, económico e ambiental.
A empresa justificou a atribuição da certificação por considerar que a mais antiga feira da Península Ibérica demonstrou, “com sucesso”, o cumprimento de ações alinhadas com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030, envolvendo funcionários num projeto comum e sendo positivamente valorizado pelos seus clientes”.
Segundo a Viseu Marca, a organização da Feira terá agora “a missão de continuar a implementar um Plano de Ação para a Sustentabilidade, que engloba diversas medidas nas áreas da Governança e Economia, Sociedade e Cultura e Ambiente e Alterações Climática”.
O plano de ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos quatro anos será em breve apresentado, mas a Viseu Marca garante que algumas ações serão introduzidas já na edição deste ano da Feira de São Mateus.
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, considera que a atribuição do Certificado Biosphere Sustainable, “confirma o desígnio em alinhar a Feira de São Mateus com os mais altos padrões de Desenvolvimento Sustentável, que estão a ser implementados, a nível global, e que vêm dar resposta às atuais e futuras necessidades na área da sustentabilidade, de acordo com os objetivos traçados pelas Nações Unidas. Não podíamos ficar à margem deste desafio, assumindo este compromisso e dando um sinal claro de que, também em eventos desta natureza, devemos dar o nosso importante e fundamental contributo.”
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.