Foto: vecstock

Cerca de 60 concelhos de oito distritos, entre os quais Viseu, estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por Viseu, estão hoje no nível de risco máximo os concelhos de Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe e Moimenta da Beira.

Todos os restantes 18 concelhos de Viseu apresentam hoje condições de Risco Muito elevado de incêndio florestal, o segundo mais graves na escala de cinco do IPMA que vai de reduzido a máximo.

Por causa do aumento da intensidade do vento, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para que sejam tomadas medidas preventivas, lembrando que, nesta altura do ano, estão proibidas queimadas sem autorização e, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados sem autorização por comunicação prévia às autoridades.

É igualmente proibido utilizar fogo para a preparação de alimentos em todo o espaço rural, exceto se fora das zonas críticas e em locais devidamente autorizados.

Desde o início do ano, as mais de 5.112 ocorrências de fogo já afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu