As crianças são aventureiras e curiosas por natureza, o que habitualmente resulta em roupa coberta de lama, comida e toda a sorte de nódoas.
Quer se trate da sua roupa de menino favorita, quer de vestuário para ocasiões especiais, manter todas estas peças impecavelmente limpas é habitualmente motivo para uma grande dor de cabeça.
Felizmente, se seguir alguns passos estratégicos, conseguirá conservar aquele look infantil masculino e manter as roupas dos seus filhos como novas.
Apresentamos, de seguida, seis dicas essenciais para lavar a roupa dos miúdos depois de uma saída.
1. Proceda imediatamente à pré-lavagem
● Limpeza das nódoas
Antes de atirar as peças para dentro da máquina de lavar, identifique e pré-lave as nódoas mais resistentes; um pouco de água e detergente, quando aplicados diretamente sobre as nódoas, são capazes de fazer toda a diferença.
● Utilize um tira-nódoas
Pondere recorrer a um tira-nódoas especializado nas manchas mais difíceis, devendo sempre seguir as instruções constantes da embalagem do produto.
2. Diferencie as peças cuidadosamente
● Por cor
Separe as peças claras das escuras para evitar tingimentos.
● Por tecido
A separação de peças de roupa por tecido ajuda a manter as respetivas textura e qualidade dos vários materiais.
● Tenha em conta o look infantil masculino
Ao lavar peças de vestuário específicas, tenha em consideração a forma como as cores e os materiais combinam entre si.
3. Selecione o ciclo de lavagem apropriado
● Leia as etiquetas
Procure sempre por potenciais referências nas etiquetas das peças de roupa, de forma a seguir à regra as instruções de lavagem, incluindo a temperatura e o programa adequados.
● Selecione um ciclo de lavagem próprio para peças delicadas
Se estiver a preparar-se para lavar peças com adornos ou que tenham sido manufaturadas a partir de tecidos delicados, opte por um programa específico para roupa delicada ou, se for caso disso, proceda a uma lavagem manual.
4. Utilize o detergente e amaciador corretos
● Detergente para peles sensíveis
A pele de uma criança é muito mais sensível do que a de um adulto; como tal, escolha um detergente especificamente concebido para peles delicadas e/ou sensíveis.
● Amaciador
Se fizer questão de utilizar um amaciador, selecione um produto que concomitantemente proteja a pele das crianças e mantenha as peças macias.
5. Seque bem a roupa
● Estenda a roupa ao ar livre sempre que possível
Colocar a roupa a secar no estendal ajuda a preservar a cor e a integridade do tecido, particularmente da roupa de menino.
● Evite o sobreaquecimento na máquina de secar
Se estiver a usar uma máquina de secar, certifique-se de que seleciona a temperatura correta; o sobreaquecimento da roupa poderá levar a que esta encolha ou a que os seus tecidos fiquem danificados.
6. Arrume as peças com o devido cuidado
● Dobre e pendure logo que possível
Dobrar ou pendurar roupa imediatamente após a secagem previne o aparecimento de vincos e preserva o aspeto das peças.
● Proteja as peças de cerimónia
Se os seus filhos têm indumentárias apropriadas a ocasiões especiais, pondere utilizar porta-fatos ou colocar as peças em causa num espaço de armazenamento específico, de modo que se mantenham nas melhores condições.
7. Dica adicional: ensine aos seus filhos os cuidados básicos
Envolva os seus filhos no processo e ensine-lhes a prática de cuidados básicos – esta poderá ser, quiçá, uma experiência lúdico-didática divertida que os ajudará a dar valor ao cuidado com os seus pertences.
8. Em conclusão
Manter as peças de roupa dos mais pequenos frescas e limpas consegue ser algo de extraordinariamente fácil, bastando, para tal, que coloque em prática todas estas dicas, assegurando, desta forma, que a sua roupa de menino favorita, a par das indumentárias reservadas para ocasiões especiais, se mantém vibrante e intacta.
Lembre-se de que dar atenção imediata às nódoas, fazer uma diferenciação adequada, escolher os métodos de lavagem e secagem apropriados e armazenar cuidadosamente a roupa são dicas que contribuem para a preservação do look infantil masculino dos seus filhos.
Estas práticas não só conservam o aspeto da roupa, como também estendem o seu tempo de vida útil, permitindo, assim, mais aventuras e diversão no futuro próximo.
Como tal, da próxima vez que os seus filhos chegarem a casa com uma nódoa nas suas roupas prediletas, não entre em pânico – já sabe que, através da aplicação destas estratégias, poderá fazer com que a roupa dos mais pequenos esteja no seu melhor e pronta para mais uma saída.
(Artigo ‘LifeStyle’ – UniK)