Imagem: CM Viseu

As obras de requalificação do antigo Mercado 2 de Maio, em pleno centro da cidade de Viseu, vão ficar prontas no próximo dia 09 de outubro, informou a autarquia.

O espaço passará a contar com uma praça de restauração, que verá os diversos espaços ocupados ao longo dos próximos tempos, adiantou o presidente da Câmara de Viseu, com Fernando Ruas a acrescentar que foi já aprovada pelo executivo a constituição de um júri – constituído pelo chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, distinguido com uma estrela Michelin, e por dois diretores municipais, que será quem vai escolher as candidaturas consideradas mais adequadas para ocuparem os espaços de restauração.

A qualidade do projeto e o valor da renda mensal proposta serão os critérios que o júri terá em consideração na sua apreciação para a ocupação das oito lojas destinadas à restauração.

As restantes lojas do mercado vão permitir o regresso de atividades comerciais que por lá já existiram, sem estar posta de parte a possibilidade de alguma que não seja ocupado vir a ser também para espaço de restauração.

A requalificação do Mercado 02 de Maio foi um projeto de Almeida Henriques, que arrancou no início de 2021, então muito contestado por algumas personalidades, entre dirigentes culturais, historiadores e arquitetos.

O antigo mercado 2 de maio abriu portas em maio de 1879 e ao longo das várias décadas sofreu obras e alterações na estrutura, mas a mais polémica ocorreu entre 2000 e 2002, quando deixou de ter a utilização de mercado municipal.

Agora, é um espaço que poderá ser utilizado todos os meses do ano, já que está totalmente coberto, climatizado e com uma estrutura que recorre a painéis solares que vão permitir alimentar com energia alguns edifícios anexos, entre os quais o da Câmara Municipal de Viseu. Nas obras foram já investidos mais de 4,3 milhões de euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu