Foto: pvproductions

Há três autarquias no distrito de Viseu, que vão prescindir de parte da receita de IRS a que tinham direito, devolvendo-a aos contribuintes, enquanto oito vão arrecadar os 5% de taxa máxima a que têm direito.

Segundo a mais recente atualização do Portal das Finanças, as câmaras de Mortágua, Penedono e Resende, vão prescindir de parte da receita do IRS a que tinham direito, permitindo que seja devolvida aos munícipes.

Quanto às restantes, Armamar vai arrecadar 1%, São Pedro do Sul (2%), Tondela (2,5%), Castro Daire e Cinfães (3%), Lamego, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu (4%), Santa Comba Dão (4,4%), Moimenta da Beira (4,5%) e Carregal do Sal, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vouzela (5%), o valor máximo previsto por lei.

As opções dos municípios vão ter impacto na fatura final do IRS que será liquidado neste ano de 2024, podendo resultar numa diminuição do imposto a entregar ao Estado ou no aumento do reembolso.

O Portal das Finanças apresentava à data de hoje, 14 de janeiro, os valores comunicados até 32 de dezembro de 2023 pelas autarquias, dos quais não consta a percentagem de IRS que será cobrada pelo município de Vila Nova de Paiva.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu