Cerca de 2.200 povoações em Portugal aderiram nos últimos seis anos ao programa ‘Aldeia Segura’, que procura garantir uma maior proteção em caso de incêndio, e o distrito de Viseu é o terceiro com maior adesão.
Segundo os números disponíveis no ‘site’ dos Programas ‘Aldeia Segura’ e ‘Pessoas Seguras’, do Ministério da Administração Interna e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o distrito com o maior número de aldeias com este programa de proteção contra incêndios rurais é a Guarda, num total de 503 povoações, seguido Bragança (257), Viseu (234) e Santarém (202).
Criado após os grandes incêndios de 2017, o programa chega a um total de 2.242 aglomerados populacionais, dos quais 2.093 tem um oficial de segurança local e 919 planos de evacuação.
O oficial de segurança da aldeia tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população.
Há 1.412 aglomerados populacionais com locais de abrigo e 1.389 têm locais de refúgio para as populações se protegerem dos fogos rurais.
Este programa é implementado no terreno pela ANEPC, câmaras e juntas de freguesia.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm