A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Mangualde vai ter a funcionar um Gabinete de Apoio à Vítima (GAV), inserido na rede nacional da Associação de Apoio à Vítima (APAV), que disponibilizará apoio emocional, psicológico, social, prático e jurídico.
Será assegurado por uma equipa de técnicos da APAV, gratuito e totalmente confidencial, e vai funcionar já a partir desta quinta-feira, 22 de fevereiro, e, segundo a autarquia de Mangualde, será o único do género nos distritos de Viseu e da Guarda.
O GAV terá por missão “ proteger, prestar atendimento e acompanhamento personalizados aos cidadãos vítimas de crime, em particular as de violência doméstica, assim como aos familiares e amigos das mesmas”, pode ler-se na nota de imprensa do Município, acrescentando que, através dos números da GNR, se constatou que a violência doméstica é o tipo de crime com maior relevância no concelho, com cerca de meia centena de registos anuais, e para o autarca Marco Almeida, o gabinete vai “ajudar a combater este flagelo”.
Lembra ainda que para março está prevista a inauguração em Mangualde de uma residência para mulheres idosas vítimas de violência doméstica que será única na região Centro.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.