Foto: CM Santa Comba Dão (arquivo)

Os meios de combate aos incêndios são reforçados a partir de hoje e na região de Viseu Dão Lafões o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) 2024 prevê mais operacionais e mais um meio aéreo do que no ano passado, informou o comandante sub-regional de proteção civil.

Segundo Miguel Ângelo David, até 31 de maio, na chamada fase ‘Bravo’, estarão disponíveis 557 operacionais, entre bombeiros e outros agentes da proteção civil, para assegurar o combate às chamas nos 14 municípios que integram a região da CIM Viseu Dão Lafões, dos quais 13 concelhos são do distrito de Viseu e ainda Aguiar da Beira do distrito da Guarda.

Nas fases seguintes, haverá 603 operacionais entre 01 e 30 de junho (Charlie), 659 entre 01 julho e 30 de setembro (Delta) e 598 entre 01 e 15 de outubro (Charlie).

Nestes números estão incluídas as 38 equipas de Intervenção Permanente, com um total de 195 bombeiros. Profissionais.

Quanto aos meios aéreos, este ano a sub-região passará a integrar o Centro de Meios Aéreos de Aguiar da Beira, com um helicóptero, entre 01 de junho e 15 de outubro, assim aumentando para seis a totalidade de meios aéreos disponíveis, com três helicópteros, dois aviões anfíbios e um avião de avaliação e reconhecimento.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu