A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 10.700 litros de azeite, vinho e mel num armazém ilegal no distrito de Viseu.
Em comunicado, a ASAE informou que a apreensão foi feita por elementos da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), tendo sido executados vários mandados de busca, domiciliários e não domiciliários, na sequência de uma investigação pela prática do “crime de fraude sobre mercadorias”.
Durante a operação foi verificada a autenticidade e qualidade dos produtos alimentares, acabado por serem apreendidos 9.505 litros de óleo alimentar e mais de oito mil rótulos, parte dos quais com as menções ‘azeite virgem’ ou ‘azeite virgem extra’. Foram também apreendidos 1.150 litros do que os agentes da ASAE suspeitam ser “vinho licoroso”, sem qualquer rótulo ou registo no Instituto da Vinha e do Vinho, e ainda 33 litros de mel, também sem rótulo.
O valor total da apreensão ascendeu aos 22.300 euros.
A ASAE alerta ainda os consumidores para estarem atentos a ofertas a baixo preço destes produtos, induzindo o consumidor em erro, já que em vez de azeite acabam por comprar outras substâncias oleicas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.