Foto: vecstock

Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Tabuaço, quatro dos 24 concelhos do distrito de Viseu, estão hoje em situação de Risco Máximo de Incêndio rural, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de tempo quente, com máximas acima dos 30 graus.

Por causa das condições meteorológicas previstas para os próximos dias, o perigo de incêndio deverá manter-se máximo na região, e a situação de maior risco vai estender-se aos concelhos de São João da Pesqueira, Viseu, Penalva do Castelo e Carregal do Sal.

A generalidade dos restantes concelhos do distrito de Viseu estará por estes dias em situação de risco de incêndio entre elevado e muito elevado.

Lembra a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que nestas situações é proibido fazer queimadas e utilizar fogo para a confeção de alimentos, exceto em locais devidamente autorizados, havendo ainda restrições no uso de maquinaria agrícola e para corte de mato.

A previsão de tempo quente, com máximas acima dos 30 graus, vai manter-se pelo menos até à próxima quarta-feira, 05 de junho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu