‘A Última Rota da Transumância’, a ancestral tradição de deslocar rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, volta a cumprir-se em Castro Daire, este ano no último fim-de-semana de junho.
Para já é a subida dos rebanhos à Serra do Montemuro que acontecerá no sábado, dia 29 de junho, com o percurso entre Ribolhos e Castro Daire, e a chegada está prevista para a zona da Cruz do Rossão, por volta das 12:00 de domingo, dia 30.
O programa do fim de semana abre pelas 09:00 do dia 29 de junho, com a concentração dos pastores e rebanhos, na zona de Ribolhos, e prolonga-se até ao final da noite, com uma atuação dos ‘Los Romeros’, pelas 22:30 no Parque Urbano de Castro Daire.
No domingo, o ‘mata-bicho’ será pelas 07:00 da manhã, na zona da Feira das Vacas, seguido da continuação da recriação da subida dos rebanhos.
O almoço que é tradicional no evento, acontecerá pelas 12:15 na zona da Cruz do Rossão, acompanhado por animação cultural, e o encerramento da subida da Última Rota da Transumância está marcado para as 16:00.
Durante os dois dias do evento, o Município de Castro Daire disponibiliza transporte entre o Centro Cultural de Castro Daire, Ribolhos e a Cruz do Rossão.
O evento proporciona a quem participa e assiste, uma experiência autêntica e genuína, podendo descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio da região.
O programa conta com diversas atividades, desde recriações, gastronomia, exposições, música e animação infantil, além de uma mostra da transumância que envolve pastores e rebanhos.
Castro Daire é um dos municípios que integra o projeto “Terras da Transumância”, que tem por base a oferta cultural e de experiências turísticas com foco na valorização da tradição pastoril naqueles territórios, e que envolve ainda os municípios do Fundão, Gouveia e Seia.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.