Mais de cem mil embalagens foram colocadas pela comunidade académica do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) numa máquina que ‘transforma lixo em dinheiro’, projeto que permite apoiar alguns alunos carenciados, e que nasceu no âmbito do Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu.
É na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) que desde novembro de 2021 está instalada uma máquina que troca embalagens de plástico e de metal por talões, com um montante que pode ser gasto no bar.
Segundo dados do IPV, até novembro de 2023, data em que foi elaborado o último relatório de acompanhamento, já tinham sido recuperadas mais de cem mil embalagens, colocadas por toda a comunidade académica, com muitos dos talões “a serem oferecidos pelos utilizadores para apoio a alunos mais carenciados”, frisa o IPV.
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) é parceira deste projeto, assegurando a recolha seletiva das embalagens, mas também de todos os resíduos de embalagens colocados nos diversos pontos de recolha – eco bags – no interior da escola, e também nos contentores de recolha no exterior.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm