O Município de Viseu vai inaugurar, oficialmente, esta sexta-feira, 23 de agosto, as obras do novo Terminal Rodoviário a nova designação para o antigo Centro de Operações de Mobilidade de Viseu (COMV), também conhecido por central de camionagem.
Desde final de março que as obras estavam praticamente concluídas, mas alguns detalhes e acabamentos acabaram por adiar a sua abertura oficial, o que vai agora acontecer pelas 18:00 de amanhã, 23 de agosto.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, destaca a importância da estrutura passar a funcionar em pleno, recordando que por lá passam, semanalmente, 144 carreiras expresso, das quais 16 são internacionais, com Madrid, Paris, Luxemburgo, Chaves, Guimarães, Bragança e Faro como alguns dos destinos que têm ponto de partida a cidade de Viseu.
Considera ainda que Viseu tem agora um Terminal Rodoviário que é “um dos melhores do país”, sendo uma estrutura “mais moderna, com mais e melhores condições de conforto e acessibilidade para todos os seus utilizadores”.
Custou cerca de 5 milhões de euros, permitindo agora centralizar toda a coordenação e controle de trânsito e tráfego e a gestão da rede de mobilidade suave, dos sistemas de partilha de bicicleta e carro, do sistema de serviço de transporte a pedido e a coordenação dos serviços de gestão do estacionamento.
As obras arrancaram em 2020, tinham um prazo de 560 dias, mas foram apenas concluídas no início do verão de 2024.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM e ainda em ED Jornal.