Foto: CM Santa Comba Dão (arquivo)

Há cinco militares da GNR desaparecidos na sequência de um acidente esta tarde com um helicóptero que foi obrigado a amarou nas águas do rio Douro, entre Lamego e Peso da Régua, tendo o piloto sido já resgatado com vida.

Os cinco militares desaparecidos são elementos da equipa da UEPS [Unidade de Emergência de Proteção e Socorro] da GNR, que regressavam de uma operação de combate a um incêndio.

O helicóptero, que operava a partir do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Armamar, no norte do distrito de Viseu, terá sido obrigado a amarar nas águas do Douro devido a uma eventual falha mecânica na aeronave, numa zona próxima a uma unidade hoteleira no concelho de Lamego..

“Às 12:36 de hoje, 30 de agosto, enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural que lavra em Gestaçô, em Baião, o helicóptero ligeiro de combate a incêndio rurais, com o indicativo operacional H16, sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio Douro, próximo da localidade de Samodães”, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, acrescentando que “foram de imediato enviados meios de socorro para o local para local”.

“O piloto foi resgatado com vida e a está a ser avaliado por equipa médica. Neste momento decorrem as buscas para localizar os cinco elementos da equipa da UEPS [Unidade de Emergência de Proteção e Socorro] da GNR”, refere ainda esta Autoridade.

  • Em atualização

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubPrestiviseu