Os dois incêndios no concelho de Castro Daire, que continuam a lavrar na Serra do Montemuro, foram esta manhã dados como ‘dominados‘, enquanto o de Penalva do Castelo entrou durante a madrugada em fase de ‘resolução’.
Em Castro Daire, os meios de combate continuam no terreno, mas a situação está agora a ser monitorizada através de uma câmara térmica para detetar zonas de maior risco de reacendimento para evitar novos focos, adiantou no briefing matinal, o presidente do Município.
Paulo Almeida adiantou que, apesar do incêndio estar “dominado, isso não significa que o concelho está livre de perigo”.
O incêndio que deflagrou às 21:30 de quinta-feira em Mões, mobilizava pelas 09:30 de hoje, 729 operacionais, com o apoio de 235 meios terrestres.
Já o incêndio que deflagrou pelas 12:46 de terça-feira em Pinheiro, Moção, estava a ser combatido esta manhã por 86 operacionais, com o apoio de 30 veículos.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera é de chuva no sábado e no domingo para todo o país, que poderá servir, segundo Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para debelar todos os incêndios e consolidar as operações dos que estão em fase de rescaldo.
Segundo dados do observatório Copernicus, no distrito de Viseu os incêndios dos últimos dias consumiram já mais de 48 mil hectares de floresta e mato.
Em Portugal, desde domingo, arderam mais de 121 mil hectares.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.