O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, foi nomeado para os prémios do Jornal Construir, que distinguem o mérito e a excelência de boas práticas no setor da construção.
Inaugurado em julho, o Museu nasceu da requalificação da Casa do Passal, antiga casa do antigo cônsul português em Bordéus, que salvou milhares de judeus do holocausto.
Foi um longo processo de requalificação do edifício, de quase uma década, e custou cerca de 3,5 milhões de euros, para dar lugar a um que espaço que preserva a vida e memória de Aristides de Sousa Mendes.
Foi agora nomeado nas categorias de Arquitetura, como Projeto de Reabilitação, juntamente com o Vila Maria Pia, a Casa Saloio, o Mercado Municipal de Mafra, o Art Legacy Hotel, o Museu do Design da Moda, o Palácio Silva Amado, o Hotel Palácio Cedofeita, a Escola Secundária Alexandre Herculano, a Villa Infante, a Requalificação do Mosteiro de Ancede e o Mosteiro de São João de Cabanas, e de Imobiliário, como Espaço Comércio e serviços, onde concorre com o Trinity Porto, o Lidl Belém, o Antarte Center e o Mercado de Caminha.
As votações, online, decorrem até 11 de outubro, e são feitas pelos assinantes da newsletter do Jornal Construir, publicação dedicada ao setor da construção, e a entrega dos troféus está prevista para dia 15 de outubro, em Lisboa.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.