O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, visitou Penalva do Castelo, Nelas e Castro Daire, para ver no terreno os estragos provocados pelos incêndios da passada semana, num distrito, como o de Viseu, dos que maior destruição registou, quer em área florestal, quer em estruturas e espaços agrícolas.
O governante deixou a promessa que os produtores que foram afetados pelos incêndios vão começar a receber rações e outros alimentos para os animais já a partir da próxima semana.
Uma situação que o Ministro da Agricultura classificou de “urgente” garantindo que, se necessário for, e para ultrapassar burocracias, o próprio ministério que tutela assumirá a compras dos alimentos para os animais.
José Manuel Fernandes destacou o trabalho de levantamento que as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais estão a fazer e garantiu que além dos 500 milhões de euros de fundos europeus, o Governo já aprovou em Conselho de Ministros reservar uma verba significativa no Orçamento de Estado para reforçar o apoio a produtores agrícolas e florestais, empresas, associações e famílias que de alguma forma perderam bens durante os incêndios.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.