O Município de Viseu vai assinalar o Dia Mundial da Música, que se comemora a 01 de outubro, com um programa recheado de concertos, não só em espaços culturais, mas também pelas ruas da cidade.
Um programa que se prolonga por vários dias, e com propostas musicais abrangendo vários estilos, que envolvem atuações de vários artistas, dos quais alguns do concelho de Viseu.
Da música clássica ao jazz, concertos ao ar livre com bandas contemporâneas e populares, é esta a proposta do Município de Viseu com a vereadora da Cultura, Leonor Barata, a frisar na apresentação do evento que a autarquia não poderia “deixar de assinalar este dia tão importante, pois reforça a necessidade de democratizar o acesso e promover o ensino da música, de apoiar os artistas, e de garantir que as tradições musicais são transmitidas de geração em geração”.
Para o dia 1 de outubro, o cartaz reserva a atuação pelas ruas de Viseu dos Animadixie Dixie Land Jazz Band, um grupo de Jazz dixieland concebido para performances itinerantes, ao estilo dos anos 20.
Ao final da tarde, no Museu de Almeida Moreira, vai atuar o Joaquim Rodrigues Trio.
O Município de Viseu destaca nestas celebrações também as comemorações dos 10 anos da Orquestra Juvenil de Viseu, um projeto que resultou de uma parceria do município com o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão, e que ao longo de uma década “tem desempenhado um papel fundamental na formação de jovens músicos, promovendo o talento e o desenvolvimento artístico na região”, destaca a autarquia viseense. Assim, e sob a batuta do maestro Cláudio Ferreira, a Orquestra Juvenil de Viseu atuará no dia 5 de outubro, na Igreja Nova, com um reportório que incluirá composições de compositores como Sibelius, Tchaikovsky e Bizet.
Para o dia 06 de outubro, o programa reserva um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que decorrerá no Teatro Viriato, sob direção da maestrina convidada Constança Simas e com a interpretação dos temas Abertura A Bela Melusina, Op. 32, a Sinfonia nº 4, Op. 90, A Italiana e o Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, Op. 64, com a violinista Matilde Margalho, vencedora do Prémio Jovens Músicos da Antena 2 – RTP.
“A nossa programação do Dia Mundial da Música reflete o nosso compromisso em promover a cultura e em torna-la acessível a todos. A música é entendida por todos, ao contrário das palavras”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.