A Câmara de Viseu inaugura no sábado, 28 de setembro, as obras de requalificação do antigo edifício do Orfeão de Viseu, na Rua Direita, e com um ‘chá dançante’ a marcar a reabertura do espaço.
A reabertura do histórico edifício, localizado em pleno centro histórico da cidade, chegou a estar prevista para o passado 31 de agosto, mas acabou adiada, devido ao dia de luto nacional decretado pelo Governo, na sequência do acidente nas águas do D0uro, em Lamego, que tirou a vida a cinco militares da GNR.
As obras arrancaram em março de 2021 e custaram mais de 1,7 milhões de euros, para recuperar um edifício carregado de história numa das mais emblemáticas ruas da cidade de Viseu, que se encontrava muito degradado.
O espaço vai agora acolher a Universidade Sénior do Rotary Clube de Viseu (USAVIS), e servirá ainda para receber iniciativas promovidas pelo Município de Viseu.
Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, o salão principal vai voltar a reviver os bailes, que foram no passado uma referência no antigo Orfeão de Viseu, acrescentando que “a ideia é ficar ao serviço da comunidade, dando-lhe a utilidade que tinha anteriormente, a organização de bailes, como sempre teve”.
“Esta é uma forma de chamar as pessoas para lá e de o preservar. Agora, tem é de ser com disciplina e devidamente protocolado com quem tiver interesse e sempre com a Câmara envolvida”, afirmou o autarca viseense aos jornalistas no final da reunião do executivo viseense.
Fernando Ruas garantiu ainda que o edifício “terá segurança como têm os outros serviços públicos” da rua Direita.
O investimento teve apoio de fundos comunitários, do programa operacional Centro 2020, e permitiu dar seguimento à estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, levada a cabo pela Câmara Municipal e a VISEU Novo SRU.
A inauguração este sábado, está marcada para as 15:30.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.