O Município de Viseu avançou com a requalificação da antiga estação ferroviária de Torredeita, que foi agora transformada em espaço museológico.
Localizada na antiga ferrovia do Vouga, há anos desativada e transformada em ecopista, o edifício do antigo apeadeiro de Torredeita sofreu obras de transformação, onde foram investidos 148 mil euros, cofinanciados através da ADDLAP e com recurso a verbas do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.
O edifício foi reabilitado, e adaptado, para agora funcionar como espaço museológico, e onde serão desenvolvidas várias atividades, entre as quais visitas guiadas.
A autarquia viseense quis que a requalificação fosse uma reprodução original do interior da Estação de Torredeita e, simultaneamente, um local para exposição de trajes regionais característicos da região, como os vestidos de Chita, e ainda de outros materiais como as Flores dos Namorados, a Olaria, o Folclore, o Volfrâmio e o Estanho, numa exposição a que deu o nome de ‘A Nossa Terra. A Nossa Gente’.
A intervenção consistiu na requalificação total do edifício, incluindo as paredes interiores, mantendo os painéis de azulejos, o vão de escada de acesso ao piso 1 e a bilheteira.
Foi ainda mudado o pavimento, paredes interiores, pintura das paredes exteriores, cobertura, infraestruturas elétricas e outras, além da requalificação das instalações sanitárias.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.