Foto: CM Mangualde

A Câmara de Mangualde lançou a MOVMangualdeAPP uma aplicação que permite ao automobilista usar o smartphone para saber os locais com estacionamento disponível nas ruas do centro da cidade.

A aplicação faz parte do projeto SmartParking e recorre a informação disponibilizada pelos 550 sensores que foram colocados em outros tantos locais de estacionamento na cidade, sendo atualizada em tempo real.

Este sistema de estacionamento inteligente resultou de um investimento de 319 mil euros, e foi cofinanciado em 85% por verbas do FEDER, no âmbito das Smartcities, tendo sido enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.

Além da aplicação, foram ainda instalados cinco painéis de informação nas entradas da cidade de Mangualde com informação atualizada sobre os locais de estacionamento disponíveis.

Para o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, “esta aplicação móvel é uma componente muito importante deste projeto, uma vez que, através da tecnologia, na palma da mão, será muito mais simples e fácil estacionar, revelando-se um forte contributo para a neutralidade carbónica”.

O projeto teve preocupações inclusivas, tendo sido colocados sensores em 22 lugares de mobilidade reduzida, também assinalados na aplicação móvel, e para o comércio local foram reservados 28 lugares de cargas e descargas, equipados com sensores, que otimizam, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento dos veículos que transportam mercadorias.

A autarquia de Mangualde garante que a implementação deste projeto não motivou alterações no número de zonas pagas, que se mantêm as mesmas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu