Os incêndios florestais queimaram este ano em Viseu perto de 50 mil hectares, número que deixa o distrito no topo da ‘lista negra’ em área ardida.
Em concreto, estão contabilizados no distrito de Viseu 49.558 hectares de área consumida pelas chamas este ano no distrito de Viseu, seguido de Aveiro, com 27 mil hectares e Porto com 20.127.
Os números foram confirmados pela ministra da Administração Interna, acrescentando Margarida Blasco que mais de um terço dos incêndios florestais registados este ano não tiveram causas naturais.
A ministra frisou que são ainda “dados provisórios que estão em pré-validação no sentido de confirmação total”, referindo que, perante estes dados, o Ministério da Administração Interna pretende que seja feita uma investigação para averiguar as causas, e saber se foram situação de negligência, como queimas e queimadas que se descontrolaram, ou de fogo posto.
Segundo o sistema europeu de observação Copernicus, os incêndios florestais da terceira semana de setembro consumiram cerca de 135.000 hectares, elevando a área ardida este ano em Portugal para quase 147.000 hectares, a terceira maior da década.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.