Imagem: CIM Viseu Dão Lafões

O serviço de transporte flexível ‘IR e VIR’, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi distinguido com o selo de Boas Práticas, atribuído pelo Comité de Acompanhamento do programa europeu URBACT IV.

É o segundo reconhecimento do IR e VIR com o selo de boas práticas de mobilidade, depois de em setembro ter recebido o galardão atribuído pelo programa europeu INTERREG Europe, que reconheceu a importância deste serviço para a região, especialmente em áreas de menor cobertura de transporte público.

O projeto IR e VIR recebeu agora uma das 116 distinções atribuídas, entre as 249 candidaturas que foram apresentadas ao URBACT, o programa que pretende promover redes de cidades unidas na procura de soluções comuns para a resposta aos desafios urbanos contemporâneos.

No selo atribuído à CIM Viseu Dão Lafões, o comité justificou com o que considerou ser um projeto com “práticas eficazes, participativas, relevantes e facilmente transferíveis para outras cidades ou regiões da Europa”.

O IR e VIR permite que os habitantes da região Viseu Dão Lafões possam deslocar-se de táxi, com conforto, e ao custo de um bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de serviço público de transporte de passageiros.

Este modelo inclusivo tem beneficiado, sobretudo, a população de zonas remotas, contando já com mais de 30 mil utilizadores e quase uma centena de táxis aderentes a este serviço.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu