Foto: ED

Até 2029, vai haver uma nova Barragem no Rio Dão, na zona de Fagilde, garantia deixada em Viseu pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevendo-se que posa estar totalmente operacional até 2030.

José Pimenta Machado deixou essa garantia à imprensa no final da sessão de apresentação do projeto da nova barragem, que decorreu em Viseu, e onde esteve também presente a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A nova Barragem de Fagilde vai custar cerca de 30 milhões de euros e 50% do investimento está já garantido por verbas do Programa Operacional Regional do Centro.

Depois de construída, a nova barragem que deverá ficar uma centena de metros a jusante da atual albufeira, vai responder às necessidades de consumo de uma população estimada de 140 mil habitantes, dos concelhos de Viseu, Mangualde, Sátão, Nelas e Penalva do Castelo, e a sua capacidade deverá permitir alargar a cobertura de fornecimento de água também para os concelhos de Aguiar da Beira, Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

A capacidade de armazenamento esperada na nova barragem é de cerca de 7,78 hectómetros cúbicos, quase o dobro da atual capacidade da albufeira de Fagilde.

Foto: ED

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBREVEMENTE, NO FORUM VISEU!