Foto: CM Mortágua

Câmara de Mortágua avançou com a construção de uma nova ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais, na localidade de Pomares, onde está a investir 311 mil euros.

A nova infraestrutura vai permitir receber e tratar as águas residuais domésticas das povoações de Pomares, Vale da Vide e Barracão, e dos seus cerca de 260 habitantes.

Trata-se de uma ETAR de tipo compacta, quer permite tratamento preliminar das águas residuais, tem também uma estação elevatória e faz tratamento biológico por lamas ativadas.

Além desta nova ETAR de Pomares, a Câmara de Mortágua adianta que prevê ainda investir este ano na modernização e revitalização da ETAR de Mortágua, nesta altura já com projeto elaborado e onde está previsto um investimento a rondar um milhão de euros.

Está ainda prevista a revitalização da ETAR do Crafuncho, já adjudicada por 157 mil euros, a construção da ETAR de Sula, com lançamento do concurso previsto este ano, e intervenções corretivas e de melhoria da eficiência nas estações de tratamento de água.

Relativamente às redes de drenagem de águas residuais, a autarquia prevê a execução das redes das povoações de Santa Cristina, Barracão e Vale da Vide e a ampliação das redes de drenagem em Felgueira e Almaça.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar