‘Uma Viola na Canção de Coimbra’ é como se chama a homenagem que o Município de Sátão vai fazer ao compositor e músico, João Gomes.
Vai acontecer no sábado, dia 22 de fevereiro, e está marcada para as 16:00, na Igreja Santa Maria, junto à Biblioteca Municipal de Sátão.
João Gomes, natural da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, tem um vasto currículo musical.
Aos 14 anos rumou a Lisboa, onde entrou para a Escola de Música do Prof. Duarte Costa, desenvolvendo a sua paixão e aprendizagem pela guitarra clássica.
Foi por lá que integriu um grupo musical informal, com Fernando Alvim, Luís Filipe Roxo, Lopes e Silva, Manuel Morais e Troufa Real.
João Gomes fez vários cursos no Conservatório Nacional em Lisboa, foi professor de viola, e integrou a Orquestra que acompanhou a ópera de Giuseppe Verdi “Otelo”, em cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa.
Com Luíz Goes participou em vários programas televisivos com destaque para o programa de televisão Zip-Zip, no ano de 1969.
Colaborou na gravação de vários fonogramas, sobretudo enquanto instrumentista, tendo participado com Carlos Paredes no LP ‘Coimbra de Ontem e de Hoje’.
A homenagem marcada para sábado, segundo o Município de Sátão, vai “celebrar o Fado, primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal que, enquanto símbolo de identidade nacional, será o tema principal da tertúlia Canção de Coimbra”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.