Foto: CM Viseu

A Câmara Municipal de Viseu assinou a consignação da obra de reabilitação de um edifício na Rua do Eirado, em Corvos-à-Nogueira, que vai ser transformada em habitação para o mercado de arrendamento apoiado.

A obra, na freguesia de Santos-Êvos, insere-se na Estratégia Local de Habitação do Município de Viseu que investe 274 mil euros nesta empreitada, que é financiada por verbas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia – Next Generation EU.

A obra prevê uma requalificação profunda do imóvel, onde serão criadas duas novas habitações, ambas de Tipologia T3, para o mercado de habitação social com arrendamento apoiado.

O prazo para conclusão dos trabalhos é de um ano.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, a empreitada será “mais uma resposta às carências habitacionais da comunidade”, frisando o investimento da autarquia “na aquisição e reabilitação de imóveis, das freguesias urbanas às rurais” destinados ao regime de arrendamento apoiado.

No contexto da Estratégia Local de Habitação, o Município de Viseu reafirma a aposta “no acesso à habitação digna, com o apoio do programa ‘1.º Direito’ e cofinanciamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU)”, lembrando que tem em curso “um plano que prevê a criação de 180 fogos habitacionais destinadas ao arrendamento apoiado, através de um investimento que ronda os 28 milhões de euros”.

Destas novas habitações, 130 serão obtidas através da compra e recuperação de edifícios localizados sobretudo em freguesias rurais do concelho, no âmbito da iniciativa “Rural Habita”, que representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

Foto: CM Viseu

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!