A União Europeia vai implementar novas regras para as cartas de condução, que deverão começar a ser aplicadas dentro de quatro anos. As alterações foram aprovadas pelo Parlamento Europeu e visam modernizar o sistema de formação e emissão de cartas, bem como aumentar a segurança rodoviária.
Entre as principais novidades está a possibilidade de tirar a carta de condução da categoria B (veículos ligeiros) a partir dos 17 anos. Contudo, os jovens condutores terão de conduzir acompanhados até completarem 18 anos.
Os novos condutores vão ainda enfrentar um período probatório de dois anos, durante o qual a fiscalização será mais rigorosa, especialmente em casos relacionados com o consumo de álcool e a não utilização do cinto de segurança.
Outra medida inovadora será a introdução da carta de condução digital, que poderá ser guardada no telemóvel. Apesar disso, continuará a ser possível manter o documento físico.
As mudanças também chegam ao processo de formação e exame de condução. As aulas e as provas passarão a incluir temas como os riscos do ângulo morto, o uso do telemóvel ao volante e uma maior sensibilização para a segurança de peões e ciclistas.
As novas cartas terão uma validade de 15 anos.
Após a aprovação no Parlamento Europeu, os Estados-membros terão três anos para adaptar a legislação nacional e mais um ano para preparar a implementação efetiva das novas regras.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.







