O concelho de Castro Daire já tem recolha porta-a-porta de biorresíduos alimentares, com o objetivo de promover a separação correta dos resíduos orgânicos e reduzir a quantidade de lixo indiferenciado.
Trata-se do projeto ‘Sou Resto, Mas Ainda Presto’, promovido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), que chegou agora a Castro Daire, integrando a estratégia da associação de implementar a recolha de biorresíduos em todos os concelhos que a integram. O projeto representa um investimento de 3,5 milhões de euros, financiado por fundos europeus.
Os consumidores recebem um contentor castanho, que será de maiores dimensões em estabelecimentos comerciais, para deposição de restos de comida, frutas, legumes, carne, peixe, ovos, pão, borras de café e até saquetas de chá — materiais que representam cerca de 40% dos resíduos indiferenciados atualmente produzidos.
Todo o material recolhido é encaminhado para as instalações do Planalto Beirão, onde será transformado em biogás, utilizado na produção de eletricidade, ou em fertilizante natural, contribuindo para a economia circular e para práticas ambientais mais sustentáveis.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












