Foto: CMV / Rui da Cruz

A Câmara Municipal de Viseu apresentou uma plataforma digital que centraliza a agenda cultural do concelho, a ser alimentada pelos próprios agentes e promotores culturais.

O presidente da autarquia, João Azevedo, defendeu que a iniciativa visa dar à Cultura “mais força, mais financiamento e mais visibilidade no território”, destacando que esta área “tem de ser uma das bandeiras” de Viseu. “Queremos envolver todos para criarem e planearem a cultura”, afirmou.

A futura página viseuagenda.pt, obriga a registo prévio dos agentes culturais para publicarem eventos, que serão validados pelos serviços municipais antes de ficarem online.

Os utilizadores poderão receber notificações por SMS, pesquisar eventos por área de interesse, data ou local, e aceder a informações como preços, necessidade de reserva e lotação das salas. A plataforma permitirá ainda partilhar eventos e consultar sinopses.

Está prevista a inclusão de dados sobre acessibilidades para pessoas com necessidades especiais, partilha nas redes sociais e um assistente virtual por inteligência artificial. No futuro, a página poderá tornar-se uma aplicação móvel com sistema de marcações.

A previsão da autarquia viseense é que a plataforma esteja disponível a partir de meados de janeiro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!