A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões instalou no concelho de São Pedro do Sul, uma torre para videovigilância de deteção e prevenção de incêndios florestais.
Foi colocada na localidade de Gravia, na freguesia de Manhouce, e é a primeira que a CIM instala na região e que vai permitir a instalação do sistema integrado de videovigilância para a prevenção dos fogos.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de S. Pedro do Sul, “vai contribuir para a deteção precoce dos incêndios e a rapidez de deslocação dos meios de combate, apoiando a definição de estratégias de combate e decisão”.
As câmaras instaladas têm um alcance de 60 quilómetros e detetam uma coluna de fumo a 20 quilómetros de distância, informa a autarquia.
Uma segunda torre de vigilância deverá ser instalada, em breve, em S. Macário, na União de Freguesias de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio.
A CIM Viseu Dão Lafões quer instalar um total de 17 câmaras de videovigilância florestal nos 14 concelhos da região, envolvendo também a GNR, a Proteção Civil e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
O projeto, em colaboração com a CIM Região de Coimbra, conta com um investimento total de cerca de 3,4 milhões de euros.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.