Foto

A Última Rota da Transumância” regressa ao concelho de Castro Daire este mês, de 23 a 26 de junho.

Depois do interregno dos últimos dois anos, devido à pandemia, o evento está de volta “proporcionando, a quem participa e assiste, uma experiência autêntica e genuína, podendo descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio”, refere o município de Castro Daire.

Volta a reviver-se a ancestral tradição de deslocar rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro. O programa conta com diversas atividades, desde gastronomia, pastorícia, recuperando tradições e costumes da região.

Castro Daire é um dos municípios que integra o projeto de criação da marca “Terras da Transumância”, que terá por base a oferta cultural e de experiências turísticas com foco na valorização da tradição pastoril naqueles territórios.

Além do município de Castro Daire, que lidera este projeto, estão ainda envolvidos os municípios do FundãoGouveia e Seia.

Segundo Pedro Pontes, vereador de Marketing Territorial do Município de Castro Daire, “a marca ‘Terras da Transumância’ visa uma celebração cultural em torno desta tradição ancestral que une e sempre uniu estes quatro concelhos” e tem por objetivo “salvaguardar as tradições pastoris que permanecem na identidade cultural dos concelhos e de desenvolver a criação de novos produtos e experiências turístico/culturais e preservar a identidade, bem como a memória associada à transumância”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm


.