O Académico de Viseu perdeu hoje por 1-0, com o Rio Ave, no jogo de abertura da 27.ª jornada da II Liga de futebol, disputado no Estádio Municipal de Aveiro, com os vilacondenses a assumirem a liderança da prova à condição.

O único golo da partida foi apontado por Aziz, aos 56 minutos, permitindo ao Rio Ave ascender provisoriamente ao primeiro lugar, com 54 pontos, mais dois do que o Casa Pia, que defronta o Feirense, no domingo.

Depois de um início de jogo equilibrado, foi o Académico de Viseu a dar o primeiro sinal de perigo, com Pana a dispor de uma boa oportunidade de golo, desviando um cruzamento rasteiro na esquerda, à entrada da pequena área, com a bola a sair perto do poste da baliza de Jhonatan, aos 12 minutos.

O Rio Ave acabou por ter maior ascendente até meio da primeira parte e respondeu num remate colocado de Guga, aos 21 minutos, mas Gril demonstrou estar atento e defendeu junto ao poste.

A melhor oportunidade da etapa inicial pertenceu à equipa de Luís Freire, quando Guga surgiu isolado perante Gril, ‘picando’ a bola sobre o guarda-redes do Académico de Viseu, que acabou por embater na trave, aos 30 minutos.

O Rio Ave foi mais impetuoso na segunda parte e colocou-se em vantagem aos 56 minutos, com Aziz a cabecear para o fundo da baliza, após um mau alívio da defesa do Académico de Viseu à entrada da pequena área.

Pouco depois, o Rio Ave esteve perto de ampliar a vantagem, num remate de Guga dentro da área, que bateu no poste da baliza de Gril, aos 61 minutos.

Até ao final da partida, o Académico de Viseu foi mais pressionante, mas o Rio Ave mostrou-se seguro nas ações defensivas e confirmou o triunfo pela margem mínima.

Com a derrota, a terceira consecutiva nas últimas jornadas da II Liga, o Académico de Viseu pode ver a concorrência aproximar-se e deixar os viseenses em posição delicada na classificação, em vésperas de jogarem em Santa Maria da Feira, frente a mais um candidato à subida, o Feirense.

Jogo no Estádio Municipal de Aveiro.

Académico de Viseu – Rio Ave: 0-1

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Aziz, 56 minutos.

Equipas:

– Académico de Viseu: Gril, Mesquita, Pedro Monteiro, Igor Milioransa (Romy Silva, 86), Vítor Bruno, Pana, Renteria (Fernando Ferreira, 69), Famana Quizera (Daniel Nussbaumer, 69), João Vasco (Adílio, 69), Paul Ayongo e André Claro (Yuri Araújo, 63).

(Suplentes: Janota, Yuri Araújo, Fernando Ferreira, Romy Silva, Nuno Tomás, Bandeira, Daniel Nussbaumer, Adílio e Sena)

Treinador: Pedro Ribeiro.

– Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Vítor Gomes (Amine, 67), Guga (João Graça, 79), Joca (Zé Manuel, 79), Fabrice Olinga (Gabrielzinho, 61), Aziz (Ronan, 66) e Pedro Mendes.

(Suplentes: Leo Vieira, Hugo Gomes, Ronan, Amine, Alhassane, Ukra, João Graça, Zé Manuel e Gabrielzinho)

Treinador: Luís Freire.

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Gomes (05), André Claro (41), Mesquita (51) e Daniel Nussbaumer (84).

Assistência: cerca de 300 espetadores.