Foto: ADEP

A empresa Águas do Douro e Paiva está autorizada a investir a sul do grande Porto, podendo iniciar o projeto de abastecimento de água na região de Viseu, num investimento superior a 100 milhões de euros (ME).

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, acrescentando que o despacho já publicado em diário da República, reconhece o interesse público do alargamento do sistema do abastecimento de água a sul do Grande Porto e engloba os concelhos que estavam a tentar resolver o problema”.

O autarca viseense não esconde a satisfação por este desenvolvimento no processo, considerando que estarão reunidas condições para “terminar com os problemas de falta de água” na região.

Desde 2022 que Viseu está em negociações com a empresas Águas do Douro e Paiva para distribuir em alta a água no concelho, em alternativa à Barragem de Fagilde, que abastece mais quatro municípios: Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo.

Em abril de 2023, o autarca afirmou que “o montante de investimento previsto é de cerca de 100 ME”, sendo que “72 ME são para as condutas principais” que ligam Cesar, em Oliveira de Azeméis, até ao Bairro Norad”, freguesia do Campo, em Viseu.

“São mais 25 ME para fazer a distribuição pelos municípios aderentes”, isto é, nove concelhos: oito da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões – Mangualde, Nelas, Sátão, Penalva do Castelo, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela – e Vale de Cambra (distrito de Aveiro), acrescentou Fernando Ruas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu