Foto arquivo CM Viseu - Marchas dos Santos Populares

As Festas Populares de Viseu estão de regresso, de 17 a 24 de junho, num cartaz composto pelas Festa das Freguesias, Marchas dos Santos Populares, as Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos, trazendo de volta a música e as tradições.

O arranque está marcado para esta sexta-feira, dia 17, no final da tarde, com a Festa das Freguesias no Parque Aquilino Ribeiro, onde 25 Freguesias do concelho se reúnem para três dias dedicados à promoção da sua identidade, etnografia, gastronomia e património, e onde irão atuar grupos de cantares e etnográficos, ranchos folclóricos, tunas e bandas filarmónicas.

“É um regresso feliz e muito aguardado deste conjunto de realizações que comprovam a autenticidade do nosso território”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas. “As Festas Populares de Viseu são uma das joias da nossa agenda cultural e é com especial agrado que registo todas estas sinergias criadas na comunidade para a sua concretização”, afirma o autarca.

Sábado à noite, dia 18,  está reservado para o desfile e concurso das Marchas dos Santos Populares, contando com cerca de 700 participantes. Pelas 21h30, oito grupos de marchantes desfilarão pela Avenida 25 de Abril, rumo à Praça da República, mostrando os seus trajes e coreografias.

Domingo, dia 19, as Cavalhadas de Teivas, pelas 15h00, rumam ao centro da cidade para celebrar 369 ano de tradição, com a célebre “Dança da Morgadinha”. O tema eleito para 2022 é “A Paz”.

Na manhã de São João, dia 24 de junho, pelas 09h00, saem à rua as Cavalhadas de Vildemoinhos, com 15 carros alegóricos.

O programa de celebrações encerra no dia 26, com um Encontro de Músicas Tradicionais e Folclore pelas 15h00; a atuação da Banda Sinfónica da PSP pelas 21h30 e da Infantuna Cidade de Viseu pelas 22h30.

Para a Vereadora da Cultura, Turismo e Património, Dr.ª Leonor Barata, “com os nossos grupos e associações, preparámos um cartaz preenchido, para que todos possam sair à rua e viver os Santos Populares, num clima deveras especial, já que este ano conseguimos lançar as quatro iniciativas”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm