Foto: CCL

Aumentar a literacia dos cuidadores informais e dos doentes é o grande objetivo de um evento online, que vai contar com a presença de vários especialistas.

Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais disponibiliza formulário online para recolher as principais dúvidas.

O que é o Estatuto do Cuidador Informal? Como se pode ter acesso aos apoios que consagra? Quais os direitos destes cuidadores e dos doentes de quem cuidam? As questões são muitas e as dúvidas também. Num País onde, de acordo com um estudo recente realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, seis em cada dez cuidadores informais não conhecem o Estatuto criado, pelo menos em teoria, para dar resposta às suas necessidades e ajudar a aumentar a literacia nesta área  vai realizar-se um evento digital, organizado pela Merck com o apoio do Movimento, que vai ter lugar no dia 15 de novembro, às 18h30, com a participação de especialistas de várias áreas.

Rosário Zincke dos Reis, Advogada e Vice-Presidente Direção Nacional da Alzheimer Portugal – Associação que integra o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais -, Helena Carneiro, Enfermeira Especialista Médico-cirúrgica, portuguesa com vasta experiência no apoio aos cuidadores no Reino Unido, e Susana Viana, Diretora da Unidade de Intervenção Social do Departamento de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social, I.P., são alguns dos nomes que vão marcar presença no evento online. A moderação está a cargo da Rita Reis, Head of Communications, Mid Europe and Portugal, da Merck.

Para ajudar a identificar as principais lacunas ao nível da informação e poder responder às principais questões e dúvidas dos cuidadores informais e doentes em geral, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais lança o repto a todos, para que através do preenchimento de um formulário, disponível em no website do Movimento, responda aos temas que querem ver abordados no evento e discutidos pelos especialistas. Um inquérito simples e totalmente anónimo.

A iniciativa, inserida no âmbito da semana ‘As One For Patients’, um evento que assinala, todos os anos, a missão da Merck em prol dos doentes, vai ter transmissão em direto no Facebook do Jornal Público, do Movimento e da Merck.

Sobre a Merck 

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia, que opera nas áreas de Healthcare, Life Science e Electronics. Cerca de 52.000 colaboradores trabalham para marcar uma diferença positiva em milhões de vidas de pessoas, todos os dias, criando formas de viver mais felizes e sustentáveis. Desde tecnologias avançadas de edição de genes e descobertas únicas de formas de tratar as doenças mais desafiantes, até ao desenvolvimento da inteligência dos dispositivos – a Merck está em todo o lado. Em 2020, a empresa gerou vendas de 17,5 mil milhões de Euros nos países onde atua.

A exploração científica e empreendedorismo responsável foram fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Tem sido assim que a Merck prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua a ser o acionista maioritário do grupo de empresas cotado em bolsa. A Merck detém os direitos globais sobre o nome e a marca Merck. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa atua como EMD Serono em Healthcare, MilliporeSigma em Life Science e EMD em Electronics.

(Comunicação Gesswatt)