Foto: ASAE (arquivo)

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 mil litros de óleo alimentar, por induzirem em erro os consumidores, em sete concelhos da região Centro, entre os quais Viseu e Tondela.

Em comunicado, a ASAE confirmou a realização de uma operação decorreu durante a semana passada, com várias ações de fiscalização direcionadas a retalhistas, armazenistas e embaladores de produtos alimentares, nos concelhos Viseu, Tondela, e de Oliveira do Hospital, Figueira da Foz, Vila Nova de Poiares e Penacova, no distrito de Coimbra.

A apreensão foi feita por elementos da brigada especializada de práticas fraudulentas da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, e decorreu no âmbito de uma ação de combate à fraude sobre mercadorias e indução em erro ao consumidor, fazendo-os crer que estariam a comprar azeite quando se tratava apenas de tempero alimentar.

Num estabelecimento retalhista de comércio alimentar a ASAE encontrou embalagens de um produto alimentar, cujas imagens na rotulagem – “ramos de oliveira e azeitonas” e as referências “olival, acidez máxima”, bem como a referência a uma zona com denominação de origem protegida de azeite, faziam crer ao consumidor que se tratava de azeite, sendo apenas tempero alimentar.

No decorrer da ação de fiscalização feita num fornecedor e embalador foram apreendidos 1.145 litros de óleo alimentar, por falta de rotulagem de géneros alimentícios, tendo sido ainda determinada a suspensão da sua atividade, por falta de requisitos de higiene.

As operações culminaram com a apreensão de um total de 49.932 litros de óleo alimentar e 203.000 rótulos que seriam colocados em embalagens de óleos alimentares, e que, segundo a ASAE, “induziam em erro o consumidor quanto às características do produto, por falta de menções obrigatórias e incumprimento das práticas leais de informação”, pode ler-se na nota de imprensa.

O valor total das apreensões rondou os 77 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubPrestiviseu