Foto: FP Atletismo

A pista sintética do estádio do Fontelo, em Viseu, recebe no fim de semana as finais dos campeonatos nacionais de clubes da I e II divisões, em atletismo.

Dois dias de competição onde se incluem alguns dos melhores atletas nacionais em representação dos principais clubes da modalidade, alguns dos quais já com presença confirmada nos Jogos Olímpicos Paris 2024, numa competição por pontos, com 16 clubes em competição em cada uma das divisões, e que vai definir quem sucede ao Benfica, em masculinos, e ao Sporting, em femininos, enquanto na temporada 2023, os títulos da II Divisão foram para a Casa do Benfica de Faro, em masculinos, e para o Atlético Clube da Póvoa de Varzim, em femininos.

Neste ano de 2024, a luta pelos títulos nacionais da I divisão promete ser emocionante. Em masculinos, um Sporting reforçado tentará terminar a hegemonia do Benfica, que venceu as últimas 13 edições dos campeonatos. Face aos argumentos de cada clube, o terceiro lugar do pódio será alvo de acesa disputa. Na primeira linha teremos a equipa madeirense do Jardim da Serra, terceira classificada em 2023, do Juventude Vidigalense, sete vezes terceiro, última das quais em 2017, e o Sporting de Braga, terceiro classificado de 2018 a 2022. As formações do Maia AC (5º em 2023), GD Estreito (6º em 2023) e Água de Pena (8º em 2023), fecham o grupo de finalistas.

Em femininos as “leoas” têm 28 títulos conquistados nas últimas 29 edições da I divisão. Apenas lhes fugiu o título de 2010 para o FC Porto, depois de uma série de 15 títulos consecutivos, e agora já vão em 13. Ausente nos dois últimos anos, o regressado Benfica apresenta este ano alguns argumentos que permitem pensar numa ameaça à hegemonia leonina, depois de nove segundos lugares nos últimos 13 anos.

A competição arranca a partir das 13:55 de sábado, dia 13 de julho, com a II Divisão, e a competição principal, a I Divisão, a começar pelas 17:50. A primeira jornada encerrará com a corrida feminina dos 5.000 metros, que terá início pelas 20:40.

A segunda jornada arranca pelas 12:00 de domingo, também com as provas da II Divisão, enquanto a I Divisão terá início das provas a partir das 17:50, e terminará com as duas corridas de estafetas 4×400 metros, a masculina pelas 18:35 e a feminina a encerrar os campeonatos pelas 18:45.

A edição deste ano apresenta uma alteração significativa nos regulamentos, uma vez que os dois últimos classificados da final da I Divisão serão automaticamente despromovidos para o segundo escalão, enquanto os dois primeiros classificados da final da II Divisão garantirão a subida.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.