Setenta e sete municípios da região Centro e da província espanhola de Salamanca reivindicam o reforço do transporte ferroviário de pessoas e mercadorias entre Portugal e a capital espanhola, Madrid, e continuam a defender uma linha férrea de alta velocidade entre Aveiro – Viseu – Guarda e Salamanca.
O desafio foi lançado durante a conferência ‘Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico’, que reuniu na cidade da Guarda representantes de várias entidades públicas, dirigentes de associações empresarias e agentes económicos dos dois países, ainda o coordenador europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, e a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
Do encontro saiu um documento que incluiu a defesa de medidas concretas, com destaque para a conclusão da modernização da Linha da Beira Alta, “com ligação eficaz a Madrid”, e a construção da linha de Alta Velocidade Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca.
A criação e requalificação de plataformas logísticas e terminais de mercadorias, bem como “a promoção da verdadeira intermodalidade entre ferrovia, rodovia e portos marítimos”, são outras exigências.
Os autarcas justificam que este investimento é “uma oportunidade para tornar o transporte de mercadorias e passageiros mais eficiente, rápido e confiável; para reduzir custos para as empresas importadoras e exportadoras e para as que dependem do transporte de mercadorias”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.