Imagem: ED

A Comissão Política Nacional do PSD deu ‘luz verde’ a mais alguns nomes para as eleições autárquicas no distrito de Viseu, desta vez com a confirmação dos candidatos para os concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela, Mortágua e Tabuaço.

O autarca João Valério é o ‘natural’ recandidato em Oliveira de Frades, o mesmo sucedendo com o atual presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira, mas que irá pela primeira vez a votos, depois de ter assumido o cargo devido à ida de Rui Ladeira para o Governo.

Em Mortágua, o PSD escolheu Emília Matos e em Tabuaço, onde Carlos Carvalho não se pode candidatar por limitação de mandatos, o escolhido é Leandro Macedo, atual presidente da Assembleia Municipal.

Estes quatro nomes juntam-se a uma lista de candidatos do PSD às 24 câmaras do distrito de Viseu, onde o partido quer conquistar algumas autarquias que estão na posse de outros partidos.

São os casos de Penalva do Castelo, onde aposta em Michael Batista, e Mangualde, com a escolha a recair em João Lopes, um antigo vereador socialista.

No Município de S. Pedro do Sul, o escolhido é o atual diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz Trapa, António Martins, e em Resende aposta em Fernando Silvério, neste caso a repetir a candidatura de 2021.

Em Tarouca, o PSD avança com o nome do atual vice-presidente da autarquia, José Damião, para poder suceder a Valdemar Pereira, de saída por ter atingido limite de mandatos, enquanto em Sernancelhe o escolhido é o atual autarca, Carlos Santos, no cargo desde a saída de Carlos Silva Santiago para a Assembleia da República, depois de eleito nas listas do PSD no círculo de Viseu.

Em Penedono, Cristina Ferreira vai procurar ser reeleita.

Na principal Câmara do distrito, em Viseu, Fernando Ruas ainda não comunicou se é candidato, apesar de já ter deixado essa possibilidade em aberto, na altura condicionando a sua recandidatura a eventuais decisões do Governo, entre as quais uma autoestrada entre Viseu e Coimbra que o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, publicamente, já assumiu como intenção para o mandato.

Ainda sem data oficial, as Autárquicas 2025 vão acontecer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano, cabendo ao Governo a escolha do dia para o ato eleitoral.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPublicite Aqui