Foto: ED

O responsável pela Viseu Marca, Pedro Alves, garantiu em conferência de imprensa que a segurança no recinto da Feira de São Mateus nunca esteve em causa no passado sábado, dia do concerto dos Calema.

Acompanhado pelo Sub Comissário Luís Santos, da PSP de Viseu, e pelo Comandante Rui Nogueira, coordenador da segurança do certame, Pedro Alves considerou “falsas” as notícias que deram eco a alguns comentários nas redes sociais, de pessoas que criticaram, entre outros, a lotação, qualidade do som e as longas esperas em filas para os espaços de alimentação.

“A lotação foi monitorizada em permanência, como sempre acontece em todos os dias da feira, com recurso à tecnologia que dispomos e na qual temos investido nos últimos anos, precisamente para garantir a segurança no recinto”, frisou Pedro Alves.

O responsável pela Viseu Marca lamentou que fosse dado ênfase a algumas publicações nas redes sociais que considerou “inexpressivas” na quantidade, face aos muitos milhares que estiveram no recinto, acrescentando que “também li na pagina dos artistas muitos elogios ao evento”, acrescentou.

“As pessoas são livres de comentar nas redes sociais, mas a verdade é que nunca a segurança das pessoas esteve em risco e, quanto ao som, é responsabilidade dos artistas, não da Viseu Marca”, disse Pedro Alves, lamentando as possíveis situações de desconforto das pessoas, mas lembrou que o certame é “uma feira e não uma sala de espetáculos”, disse.

Rejeitou ainda acusações de interesses financeiros, e justificou que “se fosse para fazer receita tínhamos colocado os bilhetes mais caros, tínhamos menos gente e a receita era maior”, adiantando que “com o Pedro Sampaio houve menos gente e a receita foi maior, porque o bilhete era mais caro”.

Já o Sub Comissário Luís Santos garantiu que “foram seguidas todas as medidas de segurança previstas pelo plano pré-definido” e deu como exemplo a suspensão da bilheteira online quando os dados disponíveis “com a monitorização das entradas e saídas, e das pessoas em redor da feira” davam a entender que a lotação se poderia aproximar do limite de 60 mil pessoas, a capacidade autorizada para todo o recinto.

Garantiu ainda que, no dia em questão, “não houve qualquer registo de incidente no recinto relacionado com questões de segurança”.

O Comandante Rui Nogueira destacou ser a Feira de São Mateus um dos poucos certames do género em Portugal “com o plano de segurança homologado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

O coordenador de segurança do evento, avançou ainda com um total de “38 ocorrências durante o dia dos Calema”, que classificou de “normal, ou até abaixo da média já que é um número que acontece em dias de menor afluência”, acrescentando que “dessas 38 apenas sete foram registadas no período em que decorreu o concerto” garantindo ainda que “a resposta foi sempre dada em tempo útil e todas as situações resolvidas com prontidão”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm