Está a ficar menos preocupante o cenário de seca em Portugal, com o nível de armazenamento nas barragens a recuperar com as chuvas das últimas semanas.

A mais recente atualização de dados feita pela Agência Portuguesa do Ambiente, com a publicação do boletim semanal do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), refere uma subida de 17% do nível de água armazenada na Barragem de Vilar, que serve os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço e que está agora a 78% de capacidade.

Esta foi uma das barragens no distrito de Viseu que mais sentiu os efeitos da seca durante o verão, tendo descido para níveis históricos, com perto dos 10% da sua capacidade máxima.

Em Ribeiradio, no concelho de Oliveira de Frades, a barragem está com 89% de água armazenada e mais a norte, na Barragem de Varosa, em Lamego, o nível está nos 88%.

Um pouco menos na capacidade da Barragem da Aguieira, com 74% de água enquanto na Barragem de Fagilde, que abastece de águia os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, o nível baixou, mas devido à necessidade que houve de fazer descargas, por razões de segurança, devido ao aumento do caudal no Rio Dão.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm