A equipa masculina Sub16 do Gumirães Basket chegou, pela primeira vez na história do clube, à final do Campeonato de Basquetebol do Centro.

Depois de várias presenças no Campeonato Regional, a equipa vai este ano discutir o título de Campeão do Centro, frente ao perante o Ginásio Figueirense.

A primeira-mão está marcada para sábado, com a equipa viseense a receber a formação da Figueira da Foz, pelas 17:00 no Pavilhão Municipal do Fontelo, com a segunda-mão no domingo, pelas 11:30. no Pavilhão Galamba Marques.

A equipa, liderada por João Neto chegou aos jogos do título depois de afastar nas meias-finais a Associação Albicastrense.

Na antevisão aos jogos da final, o técnico do Gumirães disse que, “mais do que os resultados desportivos” o clube persegue “valores humanos e éticos”, e considera que “independentemente dos resultados, esta é uma enorme vitória para os jogadores e para o basquetebol, uma modalidade, muitas vezes esquecida”.

O jogo da primeira mão, em Viseu, coincide com o lançamento da candidatura da equipa à Bandeira da Ética do Plano Nacional de Ética do Desporto (PNED), que certifica clubes que promovem os valores éticos no desporto. “Queremos mostrar que o Basquetebol é uma modalidade onde o fair play e o respeito pelo outro são os valores mais fundamentais. Estes atletas de 14 e 15 anos têm mostrado que a idade não dita a maturidade e por isso merecem ser destacados pelos seus valores e humanismo”, considerou João Neto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.